falta de planejamento gritante

é realmente lamentável quando a gente nota o desperdício de recursos, não é?

tendo estudado a web nos últimos oito anos e o comércio eletrônico nos últimos quatro, eu fico extremamente chateado quando me deparo com desperdício de recursos que resultam em críticas às transações comerciais na rede.

hoje eu vi algo que não poderia deixar de comentar. mesmo já passando da hora de gente de bem estar na cama – como diriam meus antepassados, eu decidi checar meus e-mails e me deparei com uma atrocidade estratégica que faria qualquer responsável por orçamentos pular da cadeira; até mesmo nos não-saudosos tempos da bolha em sua máxima expansão.

ao ligar meus monitores (o computador estava ligado pois o e-mule está baixando algumas preciosidades), me deparo com a tela de autenticação do velox em meu browser aberto. é bom dizer que sou usuário do serviço e porque uso um tweak para me autenticar, evitando as telas padrão do sistema, não havia reparado que o procedimento de autenticação havia mudado. de qualquer maneira, a tela estava lá e eu não resisti. por ser mais bem desenhada que a anterior, resolvi dar uma olhada nas novidades.

a novidade que mais me chamou a atenção foi o “shopping velox”. lá, pensei eu, incauto, posso achar uma barganha num modem adsl para fugir do comodato da telemar que me estorque em r$ 19,00 mensais; dinheiro que me faz muita falta na hora do cinema. um simples clique no menu me leva para a primeira decepção. apesar de menos mal desenhada que sua antecessora, esta versão do www.veloxzone.com.br continua com erros grotescos de javascript. graças à minha obstinação, acabei entrando no já mencionado shopping que, para minha terrível surpresa, é uma parceria com o www.buscape.com.br (o pior sistema de comparação de preços e busca de produtos de que se tem notícia). me perguntei: será que o pessoal responsável pelo velox não ouviu falar do www.bondfaro.com? devem ser amigos do pessoal da www.americanas.com; o site que usa o terrível buscapé como ferramenta de busca. só pode ser dinheiro sobrando. não é possível que alguém em sã consciência contrate o buscapé.

bem, chega de devaneios acerca da (pra lá de) questionável eficácia do buscapé. eis que eu estou no “shopping velox” (http://www.buscape.com.br/parc/velox/) e ponho-me a procurar o tal modem adsl. estranho não ter nada em destaque; seria o mais esperado, né? afinal, o velox é o serviço adsl da telemar. mas não, na página inicial, o que vejo são ofertas de micro-system, cds, mouse, home theatre, aparelhos para abdominais e câmeras digitais. parei para pensar: será que eu estou fora da curva? será que o usuário médio do velox não tem interesse em comprar um modem? ah… concluí… a resposta é simples: a telemar não quer que eu compre um modem. só pode ser.

minha obstinação não me deixou quieto e nem satisfeito. pus-me a vasculhar o menu por “informática” ou algo correlato. achei. cliquei e… nada. não havia nenhum modem em destaque na área de informática do shopping pertencente ao serviço de conexão à internet em alta velocidade – adsl – da telemar. tudo bem; na página inicial desta seção, encontram-se ofertas de gravadoras de cd, camisetas, webcam, notebook, palm e monitor. sem problemas, penso, ainda incauto. vou procurar por “modem” no submenu de “informática”. não achei. 
vale aqui ressaltar que trata-se de um sistema de navegação vertical e contextual. sendo necessário voltar à página inicial caso eu queira ver algum produto que não esteja dentro da seção “informática”; aliás, nem os nomes das outras seções é possível ver, tamanha é a dificuldade de navegar usando este sistema de menus tão “não-inteligente” (carga de eufemismo excessivamente exacerbada). definitivamente, ninguém que está envolvido nisso dedicou mais do que 3 milésimos de segundo em planejamento deste shopping, concluí a este ponto de minha navegação. 

mas isso é papo para outra hora. não achei “modem” mas arrisquei “rede e comunicação”. dentro desta sub-seção (também contextual, ou seja: eu não consigo mais ver quais são os outros itens de “informática” tampouco os itens do menu principal) parece que há “fax modem” como uma das três opções; as outras são “wireless” e “routers & firewalls”. por eliminação, clico em “fax modem”, mesmo sabendo que aquilo o que eu quero não é um fax modem. tudo bem, vamos ver o que tem aqui…

e não é que se trata de uma seção que vende modems, do jeito que eu queria? bem, quase do jeito. pois nesta sub-sub-seção encontra-se toda sorte de produtos que tenham “modem” como parte do nome. aqui é possível encontrar placas de fax modem para conexão discada e fax modems extrenos, também para conexões discadas. o curioso é que o velox, o serviço da telemar que está “bancando” este shopping é adsl e uma das principais argumentações deste produto é o fato de não ser uma conexão discada. outro tipo de produto que vejo é o cable modem, o que seria perfeito se eu fosse assinante do vírtua e estivesse no shopping do vírtua; mas não é esse o caso. mas será que não há nada adsl neste shopping? claro que há! temos o modem adsl da telefônica, o da gvt e o da brasil telecom; operadoras de telefonia local que oferecem serviços semelhantes ao velox, da telemar, porém em áreas de cobertura distintas. ou seja: não há o produto que eu procuro, mas sim seus concorrentes.

será então que a minha tese inicial de que a telemar não quer que eu compre modem adsl para escapar da extorsão do comodato se confirma? após um breve raciocínio, concluo que não, obviamente. se ela não quer que eu compre um modem adsl, porque cargas d’água ela me oferece produtos concorrentes? seria, no mínimo, dar um tiro no pé. 
e não é mais do que isso este “shopping velox”: um baita tiro no pé. a começar pelo portal www.veloxzone.com.br que é confuso e contém erros de javascript.

o que se conclui é que se trata de um grande desperdício de recursos montar um sistema de autenticação ineficiente, com um shopping mal planejado e construído em associação com uma empresa que não presta bons serviços. tudo isso para acabar oferecendo ao seu cliente os produtos associados aos serviços da concorrência. a falta de planejamento aqui detectada não é só ruim para a telemar; é ruim para o comércio eletrônico no brasil. principalmente quando algum ceo da vida cospe palavras de arrependimento por investir milhões de dinheiros e outras tantas moedinhas numa “estratégia vencedora” (desculpem, mas não pude resistir a este jargão sedutor de todo ceo) que não vingou por causa da “inviabilidade do comércio eletrônico no brasil”.

é este finalzinho que me preocupa. por causa da ausência de planejamento e de qualquer tipo de preocupação com a congruência entre objetivos (às vezes me questiono se há a noção de objetivos na mente de quem “bola” uma coisa dessas) e ações que muita gente anda proferindo falácias sobre o comércio eletrônico. dizer que é inviável investir em comércio eletrônico baseando-se em experiências como essa é a mesma coisa de achar que todo português é, invariavelmente, um sujeito bigodudo, dono de padaria, chamado manoel e casado com uma também bigoduda chamada maria.

sei que ninguém (ainda) falou da inviabilidade de se investir em comércio eletrônico (neste caso). mas, com a ação acima descrita, é bem provável que este shopping não vingue e a justificativa mais fácil seria justamente colocar a culpa no comércio eletrônico. que bom que ainda não aconteceu isso e aqueles que planejaram a coisa ainda têm tempo de ler estas frases aqui escritas e tomar alguma atitude.

eu sei, eu sei… agora já se passa mesmo da hora de gente de bem estar na cama e amanhã eu acordo cedo para trabalhar. e ainda tem o agravante de eu estar escrevendo estas linhas aqui ao invés de estar produzindo algo relevante para minha pesquisa acadêmica. sim, eu sei. mas a minha esperança é que, se você leu este texto até aqui, descobriu uma coisinha ou duas sobre planejamento e ações de comércio eletrônico.

até, então.

em tempo… para quem não é assinante do velox, eis alguns printscreens relacionados ao texto acima:
página inicial do veloxzone para quem está conectado ao serviço.
página inicial do shopping velox.
página de fax-modems do shopping velox contendo todo mundo, menos os modem adsl da telemar.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *