5 podcasts que você precisa ouvir / assistir + 1 bônus

O hype dos podcasts passou (passou? teve um hype? o que são podcasts?) e agora já estão consolidadas, em minha opinião, algumas das melhores fontes de conteúdo interessante de áudio e vídeo para ouvir no carro ou assistir no seu tocador de mídia portátil preferido.

Abaixo a minha lista de recomendação para quem curte tecnologia e afins:

  1. TWiT – Leo Laporte é um cara das antigas que reúne convidados bem bacanas semanalmente para excelentes conversas informais sobre tecnologia e comunicação. Além do programa original, o cara reúne uma série de programas de interesse para nichos específicos em seu “canal”. Vale muito a pena. Recentemente eles têm falado muito sobre twitter, o futuro dos jornais impressos nos eua e as novidades em telefonia celular.
  2. Diggnation – O Diggnation é o programa semanal em que Kevin Rose (o “dono” do Digg) e Alex Albrecht falam dos assuntos mais comentados na semana no Digg. É um programa bastante interessante de se assistir. Principalmente pelos comentários que eles fazem. Muito bem produzido e conduzido.
  3. Cranky Geeks – O Dvorak é um dos convidados regulares do TWiT; muita gente odeia o cara, mas aqui ele mostra que não é só de ranzinice que ele vive. Neste programa ele comanda excelentes conversas com bastante análise sobre tecnologia. Normalmente os convidados são pesos-pesados da indústria.
  4. No Agenda – De novo o Dvorak na lista, e desta vez com Adam Curry (acho que só de falar o nome do cara deveria estar satisfeito na descrição). A dupla discorre sobre temas variados (pouca coisa relacionada a tecnologia) especializando-se numa crítica ácida e informal (porém embasada) do notíciário e acontecimentos políticos e econômicos globais. Tem gente que chama o programa de confabulador de teorias de conspiração, mas eu não acho. As brigas entre os dois durante o programa são hilárias.
  5. This Week in StartUps – Jason Calacanis é um fanfarrão. Dono do MahaloAnswers, metido e bastante arrogante. Ainda assim, ele traz convidados muito legais num podcast semanal sobre empreendedorismo na web. É um podcast novo, só tem quatro episódios, mas o cara é bom e, embora o programa ainda seja bastante informal, vale a pena assistir (e ouvir).

Bônus: Tekzilla – Um programa muito bem formatado sobre bugigangas tecnológicas, hardware e software. Dicasinteressantes que vão desde qual é o melhor cabo para ligar um sistema de home theatre até a montar uma máquina parruga para games, passando por configurações de sistemas operacionais e telefonia móvel.

É uma lista pequena mas que pode te ocupar a semana inteira (como é o meu caso) no carro. Cheguei a esta lista depois de fazer uma pesquisa de mais de um mês reunindo bons programas e escutando ao menos três episódios de cada para decidir se continuaria assinando os feeds. Estes são os que mais escuto. Espero que a lista seja útil para você que vem aqui de quando em vez buscar por novidades.

Obviamente todos os programas estão em inglês. Infelizmente não achei podcasts nesse formato específico (que falem de tecnologia) com qualidade em português. Se alguém souber de algum e quiser me recomendar, estou à disposição.

Também não achei nenhum de qualidade voltado para produção web, design e sistemas interativos, e nem mesmo algum que fale de software livre. Novamente, se alguém tiver alguma indicação, estou à disposição.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *