Recursos interessantes em webdesign: personas

Personas são – de maneira curta e grossa – personagens que você concebe a partir de dados coletados acerca do público para o qual você construirá o site. Elas servem para que você, literalmente, personifique as necessidades e características destes tipos de usuários para que seja mais fácil construir as soluções destinadas a resolver os problemas que eles têm.

É importantíssimo, então, que se tenha muitos dados sobre os diferentes tipos de usuários que seu site vai atender. Estes dados podem ser coletados a partir de observação, entrevistas ou aplicação de questionários. Uma boa referência para se entender o processo de obtenção destes dados iniciais é o vídeo the deep dive, oriundo de um programa da tv americana que mostrou o processo de criação da empresa de design Ideo. No começo do processo, as equipes de design buscam dados sobre os usuários e depois organizam estes dados coletados para nortear a produção da solução. Construir uma persona é um processo que pode seguir este caminho, por exemplo.

As personas vão te acompanhar por todo o processo de construção deste site. No momento inicial, elas te ajudam a definir as funcionalidades do site e a linguagem do conteúdo, por exemplo. Num momento imedaitamente posterior, elas te ajudarão a definir o aspecto visual e orientação criativa do layout das páginas. Na etapa de produção, elas te acompanharão na verificação da adequação das soluções de tecnologia aplicadas. E, claro, em todos os momentos de testes e consultas a usuários elas vão te indicar quem deve ser procurado para colaborar com os procedimentos.

Parece difícil, mas não é. E vá por mim, trabalhar personas traz uma diferença positiva brutal ao resultado final de um projeto web.

Se você se interessou sobre o assunto, consulte a maior referência da web sobre o assunto: Mr Alan Cooper, além de cunhar o termo, escreveu extenso material sobre Personas.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *