Recursos interessantes em webdesign: wireframes

Wireframes são ferramentas imprescindíveis para quem se envolve com projetos web. De uma maneira simples e direta, eles ajudam a explicar para o seu cliente (ainda na proposta / projeto de site) como as páginas serão – antes mesmo delas serem. Além disso, é um documento muito importante para que a equipe de produção consiga tocar o projeto antes que sejam feitos os layouts.

Para ter uma idéia mais visual do que são os wireframes, você pode ver uma série de exemplos deles fazendo uma busca por imagens de wireframes no google, por exemplo. Selecionei alguns exemplos bacanas – com diferentes níveis de detalhamento – aquiaquiaqui e aqui.

Bem, agora que você já sabe – pelo menos por alto – o que são e como são os wireframes, fica fácil raciocinar, então, que eles darão a orientação necessária para o desenvolvimento de seus layouts.

Criar wireframes é simples. Você pode fazê-los online (algumas ferramentas interessantes são o Gliffy e o Creately), em software específico (tem gente que adora o Axure, mas ele é caro que dá até dó!) ou em seu editor de imagens predileto (Photoshop é uma boa pedida, mas não menos cara).
Há os mais radicais – como eu – que usam apenas papel e lápis para fazer wireframes. É óbvio que depois de desenhar numa folha de papel eu “passo a limpo” meus wireframes num editor de imagens. Para isso, eu uso o Gimp.

A orientação inicial para construir wireframes deve ser a mesma usada para a construção de um layout. Assim sendo, é uma boa se inteirar sobre grids e sua importância. Uma excelente ferramenta para se entender grids é essa apresentação do Mark Boulton e Khoi Vinh. Para colocar os grids para trabalhar a seu favor, uma referência imperdível é o 960 Grid System. Lá você encontra tudo o que precisará para conceber wireframes e layouts dentro (ou a partir) de um grid.

Não se esqueça que os modelos de páginas que você vai conceber devem atender às necessidades dos seus usuários e – ao mesmo tempo – buscar resolver as questões direcionadoras (objetivos) de seu site. Se você não prestar atenção nisso, o fracasso será certo.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *