Retomando este espaço

Iniciando o ano e também retomando um antigo hábito: o de escrever mais aqui. Isso vai mudar. Por 3 motivos bem simples:

1 – Precisamos reocupar nossos sites pessoais e deixar as plataformas mediadas por algoritmos.
A iniciativa de ontem serviu de prenúncio. Estamos abandonando espaços válidos de presença online (sites pessoais e blogs) e adotando plataformas outras (Facebook, Twitter, Instagram, Medium) que não nos pertencem e que não permitem que nosso conteúdo chegue à totalidade de nossa audiência.

2 – As plataformas sociais fazem mais mal do que bem.
Esta pode ser novidade para você, mas é a minha mais recente motivação. E está baseada não só em meus achados de investigações sobre plataformas sociais. Some a esses achados de minha autoria os escritos por Jaron Lanier e Cal Newport. Ambos, em seus livros demonstram que as plataformas sociais fazem mais mal do que bem para a gente. O primeiro está preocupado na questão social enquanto o segundo, na produtividade.

3 – É divertido!
Escrever no meu próprio site e interagir com as pessoas aqui (por meio dos comentários e e-mail) é muito mais legal do que aquela chatice das plataformas. Aqui a coisa é mais legal (eu controlo o visual do que eu publico) e íntima.

Espero apenas manter o ritmo!

3 thoughts on “Retomando este espaço”

    1. É um risco que se corre. No entanto, prefiro correr este risco e ter a liberdade e autonomia que um site pessoal me dá do que ficar preso a uma plataforma controlada por vontades comerciais de outros…

  1. Acredito que muitos tomarão esse rumo agora em 2019 e nos anos seguintes. Hoje pela manhã ao ler uma news no meu email me peguei pensando, nos últimos anos cansei que ouvir que o email morreu, que ninguém mais usa ou usaria, que aquilo ali era um depósito de spam. Atualmente recebo muito conteúdo por lá (dessas que vem o conteúdo todo no corpo do email) e leio por lá mesmo, sem necessidade de me expor a conteúdos “””estranhos””” nas redes sociais. Alguns eu até ajudo financeiramente para continuarem produzindo e enviando os emails com conteúdo relevante.

    🙂

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *