O dia que o Yelp me pregou uma peça

Ontem foi aniversário de um amigo e eu quis presenteá-lo com uma garrafa de Bordeux. 

Lembrei-me que havia na cidade uma loja de vinhos especializada em rótulos franceses. Ao sair do trabalho de manhã, fiz uma busca e, antes mesmo do primeiro resultado, havia um belo snippet do Yelp indicando a localização da loja. 

“Mão na roda!” foi o que pensei. 

Como é bom viver no futuro, né?

Na hora coloquei o endereço no GPS e pus-me a dirigir para o shopping onde compraria o presente.

Chegando lá, rodei os três andares do shopping e nada de encontrar a loja. Perguntei para o segurança e ele nem sabia do que eu estava falando. Aproveitei a minha estada no shopping e acabei comprando outras coisas. Numa das lojas que entrei, perguntei para a vendedora, que também fez cara de charada. Uma outra pessoa que estava comprando na loja até arriscou dizer que era um restaurante, não uma loja de vinhos. Para a minha infelicidade, ela também estava errada.

Comprometi minha hora de almoço procurando o presente. Problema de primeiro mundo, eu sei. 

Mais tarde, acabei comprando o presente em outra loja de vinhos da cidade. Mas aquilo me deixou inquieto. A loja certamente fechou mas muita gente pode estar sendo levada a um local fantasma pelo Yelp. Isso sem contar nas vezes que o GPS (estou falando de você, Waze) nos leva para um lugar que já não existe mais. 

Não tenho o Yelp instalado em meu telefone e não sei se é possível indicar que algum estabelecimento fechou. Tenho o Waze e sei que não consegui fazer este alerta quando fui levado a uma loja que não mais existe. Talvez até exista esta função. Mas eu não a encontrei. Creio, no entanto, ser bem provável que esta função não existe. Afinal, se isso fosse possível, já teria um monte de gaiato apagando os concorrentes do mapa, né?

De qualquer forma, acho que o empreendedor (ou quem cuida de sua presença digital) deve ser responsável por isso. É uma questão importante. Não dá pra negar. Acho que o exemplo em questão ajuda na argumentação acerca da importante necessidade de controlar os dados sobre os nossos negócios (ou os negócios de nossos clientes) na internet.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *