Santander: muito a aprender

O cenário bancário nacional foi revirado nos últimos anos com a chegada de empresas como Nubank. Ainda assim, os bancos que antes operavam sem muito o que temer em termos de concorrência continuam praticando ações que são, no mínimo, questionáveis.

Vejam esta “iniciativa” do Santander (banco que provavelmente deixarei de usar nos próximos meses): Eles enviam mensagens diárias sobre os mais diversos assuntos relacionados a minha vida e atividade financeira. De investimentos ao programa de pontos chamado ESFERA (diga-se: sobre este programa a única coisa que eu consegui fazer foi transferir meus pontos para outro programa e vender milhas)… Por si só, uma prática que incomoda. Ainda mais quando, como é o meu caso, eu não autorizei e nem solicitei o envio de mensagens.

Mas isso não é o ponto crítico. A questão é que não há como optar por não receber mensagens na própria mensagem. Veja como o banco busca ativamente dificultar a vida de quem quer optar por não recebi as mensagens:

Veja no rodapé, em vermelho, a instrução de que você deve acessar o Internet Banking e acessar as opções de dados cadastrais para tentar remover seu endereço.

O ideal seria um link direto em que, quando o usuário clicasse, tivesse seu endereço removido da base. Mas é claro que o banco não quer isso.

Enfim, o usuário, se quiser tentar remover seu e-mail da base deles, precisa ir pro site. Não dá para fazer pelo app, muito embora eles propaguem por aí que pelo app no celular você pode fazer tudo. Bem, obviamente não dá para fazer o que não interessa ao banco.

Tudo bem, fui pro site, entrei no meu perfil e escolhi a opção de gerenciar o e-mail. Minha intenção era excluir o endereço definitivamente da base deles. Para a minha surpresa, meu cadastro já indica que eu não quero receber mensagens deles, conforme pode ser indicado abaixo.

Optei por excluir meu endereço.

Insisti em tentar excluir o endereço e, nova surpresa: não é possível.

Você precisa ter um e-mail cadastrado com eles.

Moral da história. Se você tem uma conta no Santander, precisa se resignar que não vai poder gerenciar o recebimento de mensagens promocionais deles. E não vai poder deixar de ter um endereço cadastrado lá.

A solução? Bem, já uso o Gmail para as contas que eu nem penso em usar (é o meu endereço de spam). Marquei que tudo que vier do Santander é indesejado (SPAM). Espero que não mais seja importunado. As mensagens vão bater no Gmail e cair na caixa de SPAM antes de serem redirecionadas para o endereço que eu efetivamente uso.

Vale reforçar que esta não é uma questão de simples reclamação de um usuário insatisfeito. É uma demonstração de que velhas práticas insistem em ser adotadas por parte de empresas. Além disso, velhas práticas carregadas de péssimas intenções e o desrespeito total aos desejos e necessidades dos usuários.

You may also like...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *